O Santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho e Mão Poderosa e da Santa Rita entronizou uma relíquia biológica (pedaço de cabelo) de São João Paulo II no dia 27 de outubro de 2019, para veneração de todos os fiéis, numa celebração solene presidida por D. Armando Esteves Rodrigues, bispo auxiliar do Porto. Todos os presentes, mais de 3000, puderam estar junto de um “pedaço da vida” (Padre Samuel Guedes, Reitor do Santuário de Santa Rita) de São João Paulo II.
Diariamente, chegando de madrugada, acorrem ao Santuário peregrinos de diversas localizações geográficas para assistir à primeira eucaristia, que acontece às 7.30h, a “missa do peregrino”, nas palavras do Reitor. Santa Rita teve um percurso de vida de “entrega e doação ao Senhor e à família” (Padre Samuel Guedes), que apesar das dificuldades se entregou completamente a Deus, o que a fez “vencer muitos obstáculos” (Padre Samuel Guedes). Pela força da oração converteu o seu marido e pelo exemplo do perdão dissuadiu os seus filhos de vingarem a morte do pai.
A Santa Rita, neste Santuário a ela dedicado em Ermesinde, recorrem diariamente muitas pessoas que, diante da Santa das causas impossíveis, colocam as suas preces e confiam os seus projetos, como acontece com os estudantes, e “olhar e contemplar tudo o que se vive ali, toca-nos por dentro” (Padre Samuel Guedes).
O Santuário de Santa Rita continua, assim, a ser lugar de íntimo testemunho e acolhimento, com os exemplos de vida de Santa Rita e São João Paulo II.