Peregrinação da Palavra

    No passado domingo, dia 26 de Janeiro, centenas de peregrinos acorreram ao Santuário de Santa Rita, em Ermesinde, para participar na peregrinação mensal, desta vez, que coincidiu com o Domingo da Palavra de Deus e, por isso, Peregrinação da Palavra.

    Estas peregrinações mensais, que têm sempre a invocação de Santa Rita, cada vez são mais participadas. É uma forma de todos os meses, se viver o dia de Santa Rita, devoção tão procurada no nosso Santuário.

    Presidiu à missa da Peregrinação, D. António Taipa, Bispo Emérito. Na sua homilia incentivou os fiéis a olhar a peregrinação como “uma parábola da vida. Da vida do homem, um caminhar de mãos dadas com os irmãos a caminho de Jesus, a caminho da casa comum, a caminho do Pai que nos espera”. E Santa Rita, também nos conduz nesta peregrinação. Abordando o tema do Domingo da Palavra, convidou todos a olhar a Bíblia, como um livro sagrado no qual e pelo qual Deus vem falar connosco como amigos. Lê-lo é ouvir e responder a um amigo que me fala”.

    O Senhor D. António Taipa, homem formado em Sagrada Escritura, premiou a assembleia com uma extraordinária catequese sobre a palavra de Deus. Ele foi um dos bispos que participou no sínodo da Palavra de Deus em 2008.

    O Domingo da Palavra de Deus foi instituído pelo Papa Francisco com a Carta Apostólica sob forma de Motu Proprio “Aperuit illis. Com este documento, o Santo Padre estabeleceu que “o III Domingo do Tempo Comum seja dedicado à celebração, reflexão e divulgação da Palavra de Deus”. O Motu Proprio foi publicado no dia em que a Igreja celebra a memória litúrgica de São Jerônimo, início dos 1.600 anos da morte do conhecido tradutor da Bíblia em latim que afirmava: “A ignorância das Escrituras é a ignorância de Cristo”.

     

    Receber as novidades do Santuário
    X