No passado domingo, dia 26 de Janeiro, centenas de peregrinos acorreram ao Santuário de Santa Rita, em Ermesinde, para participar na peregrinação mensal, desta vez, que coincidiu com o Domingo da Palavra de Deus e, por isso, Peregrinação da Palavra.
Estas peregrinações mensais, que têm sempre a invocação de Santa Rita, cada vez são mais participadas. É uma forma de todos os meses, se viver o dia de Santa Rita, devoção tão procurada no nosso Santuário.
Presidiu à missa da Peregrinação, D. António Taipa, Bispo Emérito. Na sua homilia incentivou os fiéis a olhar a peregrinação como “uma parábola da vida. Da vida do homem, um caminhar de mãos dadas com os irmãos a caminho de Jesus, a caminho da casa comum, a caminho do Pai que nos espera”. E Santa Rita, também nos conduz nesta peregrinação. Abordando o tema do Domingo da Palavra, convidou todos a olhar a Bíblia, como um livro sagrado no qual e pelo qual Deus vem falar connosco como amigos. Lê-lo é ouvir e responder a um amigo que me fala”.
O Senhor D. António Taipa, homem formado em Sagrada Escritura, premiou a assembleia com uma extraordinária catequese sobre a palavra de Deus. Ele foi um dos bispos que participou no sínodo da Palavra de Deus em 2008.
O Domingo da Palavra de Deus foi instituído pelo Papa Francisco com a Carta Apostólica sob forma de Motu Proprio “Aperuit illis. Com este documento, o Santo Padre estabeleceu que “o III Domingo do Tempo Comum seja dedicado à celebração, reflexão e divulgação da Palavra de Deus”. O Motu Proprio foi publicado no dia em que a Igreja celebra a memória litúrgica de São Jerônimo, início dos 1.600 anos da morte do conhecido tradutor da Bíblia em latim que afirmava: “A ignorância das Escrituras é a ignorância de Cristo”.