Solenidade do Corpo de Deus

O Reitor do Santuário de Santa Rita, Padre Samuel Guedes, presidiu à celebração da Solenidade do Corpo de Deus. Num momento de desconfinamento, foram centenas as pessoas que acorreram a este Santuário para orar a Santa Rita e celebrar em comunidade o Corpo de Deus.

Transcrevemos um excerto da homilia proferida pelo Reitor do Santuário, na qual refletiu o tema “A Igreja vive da Eucaristia”.

Foi com estas palavras que o Papa S. João Paulo II nos deixou a sua encíclica sobre a Eucaristia. A solenidade do “Corpo de Deus” está intimamente ligada à Quinta-Feira Santa, na qual se celebra solenemente a instituição da Eucaristia: “Tomai, isto é o Meu corpo… Isto é o Meu sangue” (Mc 14, 22-24).

Na tarde de Quinta-Feira Santa atualizamos o mistério de Cristo que se oferece a nós no pão partido e no vinho derramado; o dia de hoje, na festa do Corpo de Deus, este mesmo mistério é proposto à adoração e à meditação de todo o Povo de Deus. É como experimentar um convite para voltarmos ao cenáculo, o lugar do nascimento da Igreja (Cf. Ecclesia de Eucaristia, 5).

É o dia de viver uma grande gratidão a Deus, contemplando-O. Contemplando o Seu rosto eucarístico, como fizeram os Apóstolos e, mais tarde, os santos de todos os séculos. Aprendendo a contemplá-lO como Maria, a “mulher eucarística”. Ela  foi “o primeiro “tabernáculo da história” (Cf. EE, 55).

Hoje queremos professar, com muita alegria, que “vivemos da Eucaristia”. Vivem da Eucaristia: o Santo Padre, os Bispos, os Presbíteros, os Religiosos e as Religiosas, os leigos consagrados e todos os batizados.

É esta Igreja, bela e adornada, que canta: “Ave, verum corpus natum de Maria Virgine”: Oh, verdadeiro Corpo de Cristo, nascido da Virgem Maria!

(Pe Samuel Guedes, Reitor do Santuário de Santa Rita)