Papa Francisco refletiu sobre a importância da eucaristia dominical na vida cristã. “A celebração dominical da Eucaristia está no centro da vida da Igreja: nós vamos à missa para encontramos o Senhor ressuscitado, ou melhor, para nos deixarmos encontrar por ele”, disse o Papa.
O domingo é o Dia do Senhor, o dia santificado. Em cada eucaristia fazemos memória da última ceia. É a oportunidade de pararmos para “Ouvir a sua palavra”, para comungar do alimento que nos faz “Igreja, o seu corpo místico vivo hoje no mundo”.
Celebrar, ‘ir à missa ao domingo’ é tornar viva a presença “do Senhor para nós e entre nós. É a Missa que faz cristão o domingo”.
É certo que há inúmeras comunidades sem a possibilidade de celebrar a eucaristia. Mas também esses cristãos devem recolher-se em oração ao domingo, “ouvindo a Palavra de Deus e mantendo vivo o desejo da Eucaristia”. “Sem Cristo, estamos condenados a ser dominados pelo cansaço do dia-a-dia com as suas preocupações e pelo medo do futuro. O encontro dominical com Jesus dá-nos a força de que necessitamos para viver com coragem e esperança os nossos dias”.
Participar da missa é um imperativo sacramental, não um preceito comunitário. Somos testemunhas da sua presença e alimentamos a nossa fé em comum, juntos.