Dia Internacional da Caridade

    Hoje é o Dia Internacional da Caridade. Santa Rita viveu toda a sua vida empenhada na consolidação desta virtude maior, a todos destinada mas por poucos alcançada. A Caridade eleva o espírito, porquanto glorifica e reflete a natureza de Deus. A Caridade é o caminho único para a felicidade suprema, a meta de cada mulher e de cada homem.

    Caridade é amar a Deus sobre todas as coisas, mas é também cada um amar-se a si mesmo e amar o outro. Se um destes faltar, a Caridade não é possível.

    São Paulo espelha bem o significado do amor, traduzido em Caridade:

    Se nas línguas dos humanos e dos anjos eu falar, mas amor não tenho, bronze ecoaste ou címbalo ruidoso me tornei.

    E se eu tiver a profecia e souber todos os mistérios e todo o conhecimento; e se eu tiver toda a fé a ponto de mover montanhas, mas amor não tenho, nada sou.

    E se eu transformar em comida <para os que têm fome> todos os meus bens e se eu entregar o meu corpo para que eu me vanglorie <da minha própria coragem>, mas amor não tenho, de nada eu sirvo.

    O amor é paciente, prestante é o amor: não inveja, não fanfarrona, não se incha <de vaidade>; não é indecoroso, não procura as coisas que são do interesse dele; não se irrita nem contabiliza o mal que lhe é feito; não se alegra com a injustiça, mas alegra-se pela verdade. Tudo aguenta, tudo confia, tudo suporta.

    (…) O que fica agora é: fé, esperança e amor = Caridade — estas três coisas. Mas destas, a maior é o amor.

     

    O amor que Deus derrama sobre nós, continuamente, não deve ficar connosco. Antes deve ser compartilhado, sem cessar (Cf. Deus caritas est)

    Um bom dia e vivamos a Caridade.

    Receber as novidades do Santuário
    X