Comunicado do Reitor do Santuário

Ao tomarmos conhecimento das recomendações da Direção-Geral da Saúde e de um conjunto de medidas extraordinárias e de caráter urgente como resposta à situação epidemiológica do novo Coronavírus – COVID 19 e em consonância com as indicações do Bispo Diocesano e da Conferência Episcopal Portuguesa, informamos:

1. Estão suspensas todas as celebrações comunitárias da Santa Missa (dominical e ferial) até ser superada a atual situação de emergência.

2. Estão suspensas as celebrações, próprias deste tempo da quaresma, Confissões quaresmais (sábado), Via-Sacra (sexta-feira), Adoração Eucarística (domingo).

3. Estão suspensas todas as atividades da catequese, reuniões e todas as festas agendadas para este período.

4. Estão suspensas todas as peregrinações de grupos e celebrações agendadas para este Santuário.

5. Todos os noivos que têm o Sacramento de Matrimónio marcado para este santuário, devem procurar esclarecimento na reitoria, de forma a obedecermos a todos os procedimentos de segurança.

6. Mantemos a Igreja aberta para a oração pessoal, mas não são permitidas atividades de grupos alargados.

7. O grupo de apoio ao peregrino suspende o seu habitual acolhimento, ao domingo, no parque do Santuário.

Estaremos atentos à evolução de todas as recomendações, quer das autoridades civis quer eclesiásticas, e faremos chegar as nossas decisões, sempre que se alterar algum destes procedimentos.

Por último, quero confiar todo este momento de provação à interceção e proteção de Santa Rita. Que por ela Deus nos faça chegar a sua “Bênção e nos conceda a Paz”.

Ermesinde e Santuário de Santa Rita

13 de março de 2020