“A doçura, a mansidão e a misericórdia de D. António Francisco”

O bispo D. António Francisco dos Santos – frisou D. Manuel Linda – foi exemplo da vivência das bem-aventuranças através de uma “simplicidade” contagiante e atrativa. A “simplicidade” é aquilo que “cativa”, pois, “a soberba afasta” – assinalou.

O bispo do Porto afirmou mesmo três características que D. António Francisco dos Santos soube levar a todos os trabalhos e missões que serviu, em particular, na diocese do Porto: a doçura, a mansidão e a misericórdia.

D. Manuel Linda, fazendo memória de todos os ministros ordenados que serviram a diocese, nesta celebração que os recordou particularmente, declarou ser D. António Francisco dos Santos um verdadeiro exemplo desse serviço.

Lembrando o lema episcopal de D. António Francisco, “In manus Tuas”, D. Manuel Linda declarou, no final da sua homilia, que o antigo bispo do Porto é “um dos maiores cartões de apresentação da Igreja do Porto”.