63º Aniversário Santuário Diocesano

No próximo Domingo vamos recordar o 63º da declaração da Igreja de Santa Ria como Santuário Diocesano.

D. António Ferreira Gomes, então, Bispo do Porto, por Decreto Episcopal, com data de 26 de Novembro de 1956, declarou a Igreja para onde acorrem tantos peregrinos, Santuário Diocesano:

«Desejamos que este (templo) seja considerando Santuário Diocesano, destinado a honrar a Deus nos seus Santos e de modo muito especial em Sua Mãe, Maria Santíssima, sob os títulos decorrentes do Seu Poder Mediador, pela Sua gloriosa Assunção e coroação como Regina Angelorum e Regina Mundi» (Decreto de D. António Ferreira Gomes, Bispo do Porto, 26 de Novembro de 1956)

Este templo remonta ao século XVIII, 1745,  ano da sua fundação, pelos Eremitas de Santo Agostinho. Em 12 de outubro de 1749, procedeu-se à bênção da primeira pedra do atual edificado convento e igreja, portanto estamos a celebrar 270 anos da sua construção.

Neste Domingo, dia de Cristo Rei, na Eucaristia da Peregrinação da Fé, faremos Ação de Graças por todas estas datas, assumindo, como a liturgia prevê, a “festa da dedicação do Santuário”, uma vez que se desconhece a data da sua inauguração.